Retratos sobre a migração na série televisiva brasileira “Portugal pelos Brasileiros”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2277

Palavras-chave:

Discurso Midiático, Migrações, Representações Sociais, Análise Crítica do Discurso, Portugal pelos Brasileiros

Resumo

Neste artigo, focamos na relação entre o discurso midiático e as migrações a partir da perspectiva das representações sociais. Analisamos o caso do fluxo de imigração brasileira em Portugal que vem aumentando nos últimos anos, conforme retratado na primeira temporada da série televisiva brasileira “Portugal pelos Brasileiros”. Utilizamos a abordagem da Análise Crítica do Discurso para entender como a significação da experiência migratória está incorporada na série por meio das representações sociais. Como resultado, pudemos identificar que os novos imigrantes brasileiros em Portugal são retratados de maneira parcial e excludente, por meio de um discurso midiático ancorado em traços culturais e socioeconômicos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Posch, CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Patricia Posch é doutoranda em Estudos Culturais na Universidade do Minho. Desenvolve pesquisas que versam sobre questões como identidades, memória social, migrações, mídia e museus.

Rosa Cabecinhas, CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.

Rosa Cabecinhas é professora no Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Atualmente é diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais na mesma universidade. É autora de vasta obra científica na área da comunicação intercultural

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Posch, P., & Cabecinhas, R. (2020). Retratos sobre a migração na série televisiva brasileira “Portugal pelos Brasileiros”. Comunicação Mídia E Consumo, 17(50), 469–488. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2277