Contribuições de Maria Aparecida Baccega aos estudos de recepção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2408

Resumo

Este artigo tem o objetivo de registrar e discutir as contribuições de Maria Aparecida Baccega (1943-2020) aos estudos de recepção. Trata-se  de estudo bibliográfico em que se busca cotejar os principais conceitos trabalhados por Baccega com base em levantamento realizado sobre sua obra em revistas acadêmicas, livros e capítulos de livros, anais de eventos científicos bem como do registro das teses e dissertações que a pesquisadora orientou ao longo de sua vida acadêmica. Não pretende ser um levantamento exaustivo e muito menos conclusivo. Propõe-se, destacar a compreensão dela sobre os conceitos de sujeito social, produção de sentido, mediações, recepção e consumo. Este estudo se justifica porque se vincula a uma tradição de estudos sobre teóricos latino-americanos e suas contribuições relevantes para a área da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Figaro

Professora Livre-docente da Universidade de São Paulo. Possui estágio de pesquisa pós-doutoral no CIESPAL e pós-doutorado pela Universidade Aix-Marseille, França, doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero.

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Figaro, R. (2020). Contribuições de Maria Aparecida Baccega aos estudos de recepção. Comunicação Mídia E Consumo, 17(50), 399–426. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2408

Edição

Seção

Dossiê - Homenagem a Maria Aparecida Baccega