QUEM É VOCÊ, LIZZIE BENNET?” - PARATEXTOS, FICÇÃO E FACTUALIDADE EM TLBD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2464

Resumo

O presente texto visa analisar qualitativamente as relações entre os paratextos da websérie The Lizzie Bennet Diaries (adaptação do romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen) e a percepção de um pequeno grupo de usuários da Internet. As discussões iniciais envolvendo o binômio ficção x factualidade (Kuhn) e os conceitos de paratextualidade (Genette) e de metacomunicação e enquadramento (Bateson, Watzlawick, Goffman, Volli) nos levaram a diferentes formas de percepção desses usuários. Ao final, percebe-se que existem não apenas diferentes percepções em relação ao texto, mas que, em parte, tal diferenciação se dá pela não atenção aos indícios paratextuais, alterando o próprio estatuto da obra junto ao usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Lucena Lucas, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe). Professor-Associado II do curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGC-UFC). 

Mariana Gonçalves Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPe), com pesquisa focada em estudos de narrativa e transmidiação. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFC ) e bacharela em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, ambas pela Universidade Federal de Ceará (UFC). 

Publicado

2021-12-20

Como Citar

de Lucena Lucas, R. J., & Moreira, M. G. (2021). QUEM É VOCÊ, LIZZIE BENNET?” - PARATEXTOS, FICÇÃO E FACTUALIDADE EM TLBD. Comunicação Mídia E Consumo, 18(53). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2464