Para além do testemunho, o exemplo: A contra dádiva do consumo na IURD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i59.2853

Palavras-chave:

Consumo, Dádiva, Exemplaridade

Resumo

Fundamentado no pensamento maussiano de que as interações sociais são atravessadas pela circulação de valores simbólicos, pessoas e objetos, dinâmica essencial para a construção e manutenção dos vínculos sociais, este artigo tem como objeto argumentos publicitários e mercadológicos relacionados a produtos desenvolvidos, promovidos e comercializados pela Arca Center da Igreja Universal do Reino de Deus. Além de problematizar aspectos ligados à dádiva, as conclusões apontam para o fato de que, ao adquirir, consumir e exibir tais produtos nas comunidades em que atuam dentro da Igreja, os consumidores são alçados à condição de "exemplos", por meio da contra dádiva que implica no reconhecimento de sua posição exemplar. Assim, encarnam o ideal estabelecido nos argumentos e promessas veiculados pelos produtos, cumprindo o papel de reflexos dessa exemplaridade.

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Biografia do Autor

Karla Regina Macena Pereira Patriota, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, PE

Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge na Inglaterra e em Sociologia pela Universidade Beira Interior em Portugal. Professora Associada na Universidade Federal de Pernambuco atuando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na linha Mídia, Linguagens e Processos Sociopolíticos e no Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Patriota, K. R. M. P. (2023). Para além do testemunho, o exemplo: A contra dádiva do consumo na IURD. Comunicação Mídia E Consumo, 20(59). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i59.2853

Edição

Seção

Artigos