O novo sempre vem

inteligência artificial como estratégia de mercado no filme "Gerações" da marca Volkswagen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2878

Palavras-chave:

Memória Afetiva, Inteligência Artificial, Deepfakes, Propaganda

Resumo

Na conjuntura atual, recursos de inteligência artificial vem sendo amplamente utilizados como solução criativa na concepção de peças publicitárias. Em 2023, um comercial da marca Volkswagen recriou digitalmente a imagem da cantora Elis Regina, mais de quarenta anos após a sua morte. Diante disso, apresentamos, como objetivo deste trabalho, analisar a aplicação da inteligência artificial como estratégia mercadológica no filme publicitário “Gerações” e os seus efeitos no público. Como procedimento metodológico, utilizamos a Análise de Conteúdo para investigar comentários publicados na rede social X por pessoas que foram expostas ao comercial. Os resultados apontam que esse tipo de recurso é capaz de despertar emoções positivas que são impulsionadas pela memória coletiva, mas também gera questionamentos, especialmente por conta de dilemas éticos envolvendo o uso da tecnologia.

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Biografia do Autor

Leonardo Alexsander Lessa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Ciências da Linguagem pelo PPGCL da Universidades do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Membro do Grupo de Pesquisa Memória, Afeto e Redes Convergentes (.marc). Graduação em Comunicação Social (UNISUL).

Mario Abel Bressan Júnior, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com mestrado em Ciências da Linguagem e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, ambos pela Universidades do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UNISUL. Coordena o .marc - Grupo de Pesquisa Memória, Afeto e Redes Convergentes.

Publicado

2024-05-23

Como Citar

Lessa, L. A., & Bressan Júnior, M. A. (2024). O novo sempre vem: inteligência artificial como estratégia de mercado no filme "Gerações" da marca Volkswagen. Comunicação Mídia E Consumo, 21(60). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2878

Edição

Seção

Artigos