Uma abordagem crítica das identidades nos estudos de recepção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2916

Palavras-chave:

estudos de recepção, reconhecimento, redistribuição, identidades, classe social

Resumo

O artigo apresenta discussão teórica acerca dos obstáculos - criados no manejo de conceitos adotados nos estudos de recepção e consumo de mídia – que impedem a compreensão da vinculação entre experiência sociocultural e práticas de comunicação nos processos hegemônicos de estruturação do tecido social. Observamos  que falta nos estudos que tematizam as identidades de classe e gênero falta a articulação entre diferença e desigualdade, pois usualmente as questões identitárias são problematizadas como questões de diferenças entre indivíduos e grupos sem que a questão estrutural da desigualdade econômica seja abordada. O conceito de classe social é a principal via para retomar a problemática das relações de poder nas apropriações da mídia enquanto também sugerimos os conceitos de reconhecimento e redistribuição propostos por Nancy Fraser.

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Biografia do Autor

Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

Pesquisadora do CNPq. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa-sanduíche (Capes) na University of California. Pós-doutorado na Nottingham Trent University (Inglaterra), com bolsa Capes. 

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

Ronsini, V. M. (2024). Uma abordagem crítica das identidades nos estudos de recepção. Comunicação Mídia E Consumo, 21(60). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2916

Edição

Seção

Artigos