Mães-torcedoras do futebol pernambucano

investigando o pertencimento feminino nos espaços clubísticos

Autores/as

Palabras clave:

futebol; culturas torcedoras; maternagem; esportes e gênero; consumo

Resumen

O artigo propõe um debate sobre a presença de uma parcela específica do público feminino nos espaços clubísticos do futebol pernambucano, composta por mulheres-mães, torcedoras dos times Santa Cruz, Sport Recife e Náutico. De início, contextualizamos as práticas torcedoras do futebol como atividades historicamente masculinas. Em seguida, descrevemos a evolução da participação feminina nas torcidas do país e apresentamos resultados da pesquisa quantitativa, realizada de outubro a novembro de 2023. Na discussão, identificamos hábitos e características dessas torcedoras-mães, frequentadoras dos estádios, revelando quem elas são e como se relacionam com os espaços clubísticos. Por fim, concluímos que se destacam no papel de cuidadoras das crianças e observamos mudanças nos seus comportamentos e níveis de engajamento com seus times, após se tornarem mães. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paloma Souza de Castro Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Mestra em Comunicação e publicitária pela mesma instituição. Bolsista Capes.

Soraya Maria Bernardino Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado na McGill University, Institute of Gender,Sexuality and Feminisms (IGSF), Montreal, Canadá. Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Publicitária e professora do Departamento de Comunicação da UFPE. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE- PPGDH/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/UFPE.

Maria Collier de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Maria Collier de Mendonça é Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM e DCOM UFPE). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Integrante do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (GP PHINC UFPE CNPq) e coordenadora do Projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância na UFPE (@mmi.ufpe).

Publicado

2025-07-16

Cómo citar

Souza de Castro Melo, P., Bernardino Barreto Januário, S. M., & Collier de Mendonça, M. (2025). Mães-torcedoras do futebol pernambucano: investigando o pertencimento feminino nos espaços clubísticos. Comunicação Mídia E Consumo, 22(63). Recuperado a partir de https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/3019

Número

Sección

Artigos