Repensando a Criança-consumidora: Novas Práticas, Novos Paradigmas

Autores

  • David Buckingham Loughborough University, UK

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.311

Palavras-chave:

infância, consumo, marketing, comercialização, mídia

Resumo

O relacionamento das crianças com a mídia e com a cultura do consumidor vem se tornando, nesta última década, um foco de atenção e de debate. As crianças ganharam mais e mais importância não apenas como um mercado em si, mas também como um meio de atingir os mercados dos adultos; e em paralelo, um número crescente de comentadores critica a aparente ‘comercialização’ da infância, demandando uma mais rígida regulamentação do marketing direcionado às crianças. Este estudo busca contestar os termos em que a questão social do consumo das crianças é tipicamente apresentada e compreendida, e a visão sentimental da infância que tende a informar esse debate. Este estudo argumenta que precisamos ter uma visão mais ampla da atividade comercial, indo para além da propaganda ou do marketing; e que precisamos entender o consumo infantil em relação ao consumo dos pais, e também da sociedade em um âmbito maior. No tocante a este aspecto, este estudo destaca especialmente o papel da mídia, que está sempre mudando, e contesta alguns dos relatos mais otimistas sobre o uso da mídia digital pelos jovens, além de considerar as dimensões comerciais de formas tais como as redes sociais (social networking) e as tecnologias móveis. Finalmente, argumenta que precisamos olhar para além das conhecidas dicotomias entre estrutura e atuação que ainda caracterizam o debate público e acadêmico nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Buckingham, Loughborough University, UK

is Professor of Media and Communications at Loughborough University, UK, and a Visiting Professor at the Norwegian Centre for Child Research in Trondheim. His research focuses on children’s interactions with media, and on media education. He is the author, co-author or editor of 26 books, including most recently Beyond Technology (2007), Video Cultures (2009) and The Material Child (2011).

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Buckingham, D. (2012). Repensando a Criança-consumidora: Novas Práticas, Novos Paradigmas. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 43–72. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.311

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global