Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares

Autores

  • Sandra Rúbia Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.344

Palavras-chave:

Juventude. Subjetividade. Telefones Celulares. Masculinidade Hegemônica.

Resumo

 

A partir de uma abordagem etnográfica, discuto neste artigo o papel do consumo de telefones celulares na construção e expressão de subjetividades entre jovens, em especial os do sexo masculino. Ao longo da análise, argumento que diversas práticas de consumo envolvendo celulares - como por exemplo ouvir música alta em espaços públicos - reafirmam elementos da masculinidade hegemônica tais como a agressividade, a performatividade pública, a atividade sexual e a corporalidade.

 

 

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Biografia do Autor

Sandra Rúbia Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e doutora em Antropologia Social (UFSC), com estágio de doutoramento-sanduíche no University College London, sob a orientação do prof. Daniel Miller. Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

2013-01-02

Como Citar

Silva, S. R. (2013). Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares. Comunicação Mídia E Consumo, 9(26), 61–82. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.344

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global