O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.531Palavras-chave:
Consumo audiovisual, Lógicas sociais, Usos sociais, InternetResumo
Este artigo analisa aslógicas sociais subjacentes ao consumoaudiovisual nas redesdigitais. Recuperamos alguns dados sobre o tráfegoglobal de arquivosaudiovisuais na Internet desde o ano 2008 a fim deidentificar os formatos,modos de difusão e consumo de conteúdos audiovisuaisque tendem a prevalecer na Web. A pesquisa revela os tipos de práticas sociaisdominantes entre osusuários e sua relação com o que designamos como“culturada Internet”.Downloads
Referências
ABBATE, J. Inventing the Internet. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 1999.
ANDERSON, C.; WOLFF, M. The Web is dead. Long live the Internet. Wired, n. 18, fev.
Disponível em: <http://www.wired.com/magazine/2010/08/ff_webrip/>. Acesso
em: mar. 2013.
BENKLER, Y. The Wealth of Networks: how social production transforms markets and
freedom. New York: Yale University Press, New Haven and London, 2006.
BOURDIEU, P. La distinción. Criterios y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus, 1988.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico.
São Paulo: Unesp, 2004.
CALVI, J. C. Reproducción de la cultura o cultura de la reproducción? Análisis económico,
político y social de la distribución y el consumo de productos audiovisuales en Internet.
Madrid: Dickynson, 2008.
CISCO. Cisco Visual Networking Index: Forecast and Methodology, 2008–2013. San José
(EUA), 2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Mesetas. Valencia: Pre-Textos, 1988.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Trotta, 2009.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid:
Cátedra, 1989.
HAFNER, K.; LYON, M. Where Wizards Stay Up Late: The Origins of the Internet. New
York: Simon & Schuster, 1996.
LACROIX, J.-G.; TREMBLAY, G. The “Information Society” and Cultural Industries
Theory. Current Sociology, v. 45, n 4, out. 1997.
LAHIRE, B. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LATOUR, B. Reassembling the Social: An introduction to Actor-Network-Theory. New York:
Oxford University Press, 2005.
LAZARSFELD, P.; KATZ, E. Personal Influence: The Part Played by People in the Flow of
Mass Communications. New Brunswick: N.J.: Transaction Publisher, [1955] 2006.
LAZARSFELD, P.; MERTON, R. K. Mass Communication, Popular Taste, and Organized
Social Action. In: BRYSON, L. Communication of Ideas. New York: Harper & Brothers,
2000.
ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Simon & Schuster, 2003.
SANTINI, R. M. Os usuários e a desorganização da cultura: os Sistemas de Recomendação
e as consequências da classificação para os usos sociais da música na Internet. Tese de
Doutorado em Ciência da Informação. Rio de Janeiro: UFF-IBICT, 2010.
SANTINI, R. M. A arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado artístico e
as novas formas de recomendação e mediação cultural na Internet. Revista de Economía
Política de Tecnologías de la Información y de la Comunicación – Eptic, v. 13, n. 2, 2011.
TARDE, G. Social Laws: An Outline of Sociology. London: MacMillan Company,
2009.
WEBER, M. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília, DF:
Editora Universidade de Brasília, [1922] 1994.