Cultura, consumo e segmentação de público em anúncios de cosméticos

Autores

  • Annamaria da Rocha Jatobá Palacios UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.63

Resumo

RESUMO O artigo analisa transformações em hábitos de consumo feminino, por meio da recente segmentação do produto cosmético. O fenômeno classificatório e diferenciador do cosmético bem como a conseqüente alteração do perfil identitário do público consumidor devem-se a alguns fatores: instauração de novos marcos biológicos que norteiam o princípio dos cuidados com o corpo; tentativa da publicidade de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade; crescente democratização dos cuidados estéticos com o corpo; interesse econômico e produção industrial de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor. Palavras-chave: Publicidade; consumo; cultura contemporânea. ABSTRACT The article analyses changes in feminine consumer habits through an examination of recent market segmentation of cosmetic goods. Segmentation – and therefore the classification and differentiation of cosmetics lines – and its effects on identity profiles of consumers is examined. The article identifies and discusses some factors contributing to classification and differentiation, such as: the emergence of new biological guidelines related to body care; the attempt by the advertising industry to include cosmetics in the list of essential goods; the gradual democratization of aesthetic body care; the action of economic and industrial interests in mar-ket segmentation. Keywords: Advertising; consumption; contemporary culture.

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Publicado

2008-09-10

Como Citar

Palacios, A. da R. J. (2008). Cultura, consumo e segmentação de público em anúncios de cosméticos. Comunicação Mídia E Consumo, 3(6), 123–137. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.63