Entre o consumo dos cidadãos espaciais e dos sub-cidadãos: Reflexões sobre a pirâmide da cidadania midiática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2642

Palabras clave:

Consumo, Pirâmide da Cidadania, Mídia, Desigualdade Social, Comunicação

Resumen

Este artigo apresenta um estudo sobre consumo, cidadania e comunicação, destacando o papel da mídia na construção identitária de cidadanias diferentes, baseadas no consumo de bens materiais e imateriais, na forma de existência compartilhada nas mídias sociais e na excentricidade de um dos itens constitutivos da cidadania, o lazer. Com pesquisas sobre o turismo espacial, em contraste com o agravamento da fome na Terra, este estudo reafirma a existência da pirâmide da cidadania midiática, criada por Cirino e Tuzzo (2016) e que representa os diferentes níveis de cidadania. As bases teóricas se firmam nas reflexões sobre sociedade e cidadania, com análise crítica de discurso midiático sobre as expedições interplanetárias de bilionários e o contraste com os miseráveis, demonstrando uma sociedade incivil (SODRÉ, 2021a), excluída dos direitos habituais.

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Biografía del autor/a

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade da Maia (Umaia)

Professora da Universidade da Maia – Umaia. Doutora e pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Comunicação e graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: CiCO - Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais - CNPq-ESPM; Mídia, Imagem e Cidadania – CNPq-UFG. Coordenadora do Programa de Comunicação do CITEI – Centro de Investigação, Tecnologias e Estudos Intermédia da Universidade da Maia – Umaia – Castêlo da Maia – Porto – Portugal.

José Antonio Ferreira Cirino, Universitat de Barcelona (UB)

Doutor em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e em novo estágio pós-doutoral em Informação e Comunicação na Universitat de Barcelona (Espanha); mestre em Comunicação (UFG), especialista em Gestão de Projetos (IPOG), Black Belt em Lean Six Sigma (FM2S), graduado em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e em Gestão de Marketing (UNIP). Editor assistente da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis/Fiocruz. Membro do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (NECHS) do PPGCOM/UFRJ e do ICICT/Fiocruz. Membro da Federação Internacional de Hospitais - IHF YEL Alumni. Pesquisador convidado do CITEI - Centro de Investigação em Tecnologias e Estudos Intermédia na linha de Comunicação e Saúde da Universidade de Maia (Portugal).

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Tuzzo, S. A., & Cirino, J. A. F. (2022). Entre o consumo dos cidadãos espaciais e dos sub-cidadãos: Reflexões sobre a pirâmide da cidadania midiática. Comunicação Mídia E Consumo, 19(56). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2642