Between the consumption of space citizens and sub-citizens: Reflections on the pyramid of media citizenship

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2642

Keywords:

Consumption, Citizenship Pyramid, Media, Social Inequality, Communication

Abstract

This article presents a study on consumption, citizenship and communication, highlighting the role of the media in the identity construction o different citizenships, based on the consumption of material and immaterial goods, on the form of existence shared in social media and on the eccentricity of one of the constitutive items of the citizenship, leisure. With research on space tourism, in contrast to the worsening of hunger on Earth, this study reaffirms the existence of the pyramid of media citizenship, created by Cirino and Tuzzo (2016) and which represents the different levels of citizenship. The theoretical bases are based on reflections on society and citizenship, with a critical analysis of media discourse on the interplanetary expeditions of billionaires and the contrast with the miserable, demonstrating an uncivil society (SODRÉ, 2021a), excluded from the usual rights.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade da Maia (Umaia)

Professora da Universidade da Maia – Umaia. Doutora e pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Comunicação e graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: CiCO - Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais - CNPq-ESPM; Mídia, Imagem e Cidadania – CNPq-UFG. Coordenadora do Programa de Comunicação do CITEI – Centro de Investigação, Tecnologias e Estudos Intermédia da Universidade da Maia – Umaia – Castêlo da Maia – Porto – Portugal.

José Antonio Ferreira Cirino, Universitat de Barcelona (UB)

Doutor em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e em novo estágio pós-doutoral em Informação e Comunicação na Universitat de Barcelona (Espanha); mestre em Comunicação (UFG), especialista em Gestão de Projetos (IPOG), Black Belt em Lean Six Sigma (FM2S), graduado em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e em Gestão de Marketing (UNIP). Editor assistente da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis/Fiocruz. Membro do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (NECHS) do PPGCOM/UFRJ e do ICICT/Fiocruz. Membro da Federação Internacional de Hospitais - IHF YEL Alumni. Pesquisador convidado do CITEI - Centro de Investigação em Tecnologias e Estudos Intermédia na linha de Comunicação e Saúde da Universidade de Maia (Portugal).

References

ABREU, P. Por que gastar em exploração espacial com tanta gente passando fome? Jusbrasil, 05 fev. 2016. Disponível em: https://pauloabreu14.jusbrasil.com.br/arti-gos/248463332/por-que-gastar-em-exploracao-espacial-com-tanta-gente-passando-fome. Acesso em: 13 fev. 2022.

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

BRITO JUNIOR, B. T. de. A classe média como classe mídia. Congresso em foco, 15 fev. 2015. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/reportagem/a-classe-media-como-classe-midia/. Acesso em: 12 mai. 2022.

CIRINO, J. A. F.; TUZZO, S. A. Cidadania midiática: a pirâmide da desigualdade, do sub ao supracidadão. In: CIRINO, José Antônio Ferreira; BRAGA, Claudomilson F. (Orgs.). Mídias e desigualdade. Goiânia: PPGCOM/Gráfica da UFG, 2016. p. 41-64.

CRISE climática e COVID-19 empurram 23 países para insegurança alimentar aguda, alertam FAO e WFP. Nações Unidas, 03 ago. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/138392-crise-climatica-e-covid-19-empurram-23-paises-para-inseguranca-alimentar-aguda-alertam-fao-e. Acesso em: 03 jan. 2022.

DELPHINO, P.. Fingi ser gari e vivi como um ser invisível. IP Comunica, 07 dez. 2008. Disponível em: https://www.ip.usp.br/site/noticia/o-homem-torna-se-tudo-ou-nada-conforme-a-educa-cao-que-recebe-orquidario-cuiaba/. Acesso em: 13 fev. 2022.

DRAKE, N.. SpaceX leva 4 passageiros para órbita – um vislumbre do futuro dos voos espaciais privados. Natgeo, 20 set. 2021. Disponível em: https://www.natgeo.pt/ciencia/2021/09/spacex-leva-4-passageiros-para-orbita-um-vislumbre-do-futuro-dos-voos-espaciais-privados. Acesso em: 26 jan. 2022.

ELON M. diz querer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050. Jornal Diário de Notícias. Portugal, 17 jan. 2020. Disponível em: https://www.dn.pt/vida-e-futuro/elon-musk-diz-querer-enviar-10-mil-pessoas-a-marte-ate-2050-11718982.html. Acesso em: 04 set. 2022.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FIGUEIREDO, L. M. F. de; TUZZO, Simone Antoniaci. Célebre sociedade. Goiânia: Kelps, 2011.

FREITAS, A. C.. Milionário Jeff Bezos foi ao espaço, um pouco mais longe e mais rápido. Jornal Publico, Portugal, 20 jul. 2021. Disponível em: https://www. publico.pt/2021/07/20/ciencia/noticia/milionario-jeff-bezos-partiu-espaco-longe-rapi-do-1971077. Acesso em: 20 jan. 2022.

GIL, G.. A novidade. Compositores Felipe de Nobrega Ribeiro; Gilberto Passos Gil Moreira; Joao Barone; Hermano Vianna. Álbum Acoustic, 1994.

GUARINELLO, N. L.. Grécia: Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla (Org.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008.

KNIGHT, P.. Elon Musk Bitcoin - É legítimo, ou é um esquema? Site Economy watch follow the Money, 05 jan. 2022. Disponível em: https://www.economywatch.com/pt/bitcoin-robot/elon-musk-bitcoin. Acesso em: 13 fev. 2022.

LUSA E REUTERS. Jeff Bezos sai hoje da Terra num voo de recordes: com ele vão a pessoa mais nova e a mais velha a ir ao espaço. Jornal Publico, Portugal. 20 jul. 2021. Disponível em: https://www.publico.pt/2021/07/20/ciencia/noticia/jeff-bezos-sai-hoje-terra-voo-recordes-vao-pessoa-nova-velha-ir-espaco-1971030. Acesso em: 12 jan. 2022.

MARSHALL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1967. PAIVA, R.; GABBAY, M.. Leitura crítica e cidadania: novas perspectivas. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2009.

REDAÇÃO Away. Uber Eats fez primeira entrega no espaço… sim, é verdade. Away, 16 dez. 2021. Disponível em: https://away.iol.pt/fantastico/espacial/uber-eats-fez-primeira-entrega-no-espaco-sim-e verdade/20211216/61ba255c0cf21847f09fad73. Acesso em: 26 jan. 2022.

SAKAMOTO, L.. Bolsonaro atacava Bolsa Família por achar que pobre não gosta de trabalhar. UOL, 30 out. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2021/10/30/bolsonaro-sente-odio-do-bolsa-familia-porque-culpa-os-pobres-pela-pobreza.htm. Acesso em: 10 fev. 2022.

SOARES, I. de O.. Reinventando a educação para reinventar a mídia. Comunicação & Educação, n. 18, v. 1, p. 125-130, 2013.

SODRÉ, M.. A Sociedade Incivil – Mídia, Iliberalismo e Finanças. Petrópolis: Vozes, 2021a.

SODRÉ, M.. A obscenidade do capitalismo e dos partidos políticos pariu o neoliberalismo e a plataformização da vida. Instituto Humanitas Unisinos, 2021b. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/609935-a-obscenidade-do-capitalismo-e-dos-partidos-politicos-pariu-o-neoliberalismo-e-a-plataformizacao-da-vida-entrevista-especial-com-muniz-sodre. Acesso em: 08 fev. 2022.

SODRÉ, M.; PAIVA, R.. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

SOUZA, J.. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2012.

TUZZO, S. A.. O lado sub da cidadania a partir de uma leitura crítica da mídia. In: PAIVA, Raquel e TUZZO, Simone Antoniaci (Orgs.). Comunidade, Mídia e Cidade: Possibilidades comunitárias na cidade hoje. Goiânia: FIC/UFG, 2014.

TUZZO, S. A.; BRAGA, C. F.. Representações sociais e opinião pública: Interfaces Conceituais. Revista Anhanguera, v.10, n.1, jan./dez. p.135-150, 2009.

Published

2022-12-22

How to Cite

Tuzzo, S. A., & Cirino, J. A. F. (2022). Between the consumption of space citizens and sub-citizens: Reflections on the pyramid of media citizenship. Comunicação Mídia E Consumo, 19(56). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2642