Entre política, mídia e saúde:

a mediação da politização da pandemia de COVID-19 pelo Jornal Nacional e o Jornal da Record

Autores/as

Palabras clave:

Covid-19, politização, telejornais, Mediação

Resumen

Desde o início, a pandemia de COVID-19 se configurou como um problema de saúde pública e político, que impactou atitudes e comportamentos da população. No Brasil, a sua politização pelo ex-presidente Bolsonaro exacerbou essa dinâmica, influenciando tanto o consumo de informações quanto as ações individuais em relação à doença. O estudo analisa a mediação da exposição midiática, destacando o papel dos principais telejornais do país, Jornal Nacional e Jornal da Record, na formação de percepções e comportamentos em relação à COVID-19. Os resultados indicam que parte da influência política na pandemia foi mediada pela exposição aos telejornais, sublinhando a necessidade de uma compreensão abrangente das interações entre saúde, política e mídia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Mundim, UFG

Professor Associado de Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Possui doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (atual IESP-UERJ), concluído em 2010, mestrado em Comunicação Social pela UFMG em 2004, e bacharelado em Jornalismo pela PUC-MG em 2001. Ele desempenhou o papel de coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFG entre 2016 e 2020. No período de 2014 a 2015, ocupou os cargos de Assessor Especial do Gabinete e Diretor da Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). Sua expertise abrange diversas áreas, como Ciência Política, com foco em Comportamento Político e Eleitoral, Opinião Pública, Efeitos da Mídia e Teoria Política Contemporânea. Além disso, possui experiência em Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais, especialmente na análise de dados quantitativos, e em Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política.  ORCID: 0000-0002-7537-5152. E-mail: psmundim@ufg.br.

Isabella Amaral, Universidade Federal de Goiás

Isabela Amaral: Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás (2023), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2021). Tem experiência na área de Ciência Política, ênfase em Comportamento Político, Efeitos da Mídia e Opinião Pública. Foi bolsista e membro do Grupo de Avaliação em Políticas Públicas em uma parceria entre Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO). Foi membro do Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político e Qualidade da Democracia (COMPOQ) na Universidade Federal de Goiás. Atualmente ocupa o cargo de assistente de pesquisa no Projeto de Avaliação Sistêmica e Multicêntrica do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) ligado ao Ministério da Educação (MEC).  ORCID: 0009-0002-0071-4428. E-mail: amaralisabella02@gmail.com.

Publicado

2025-10-06

Cómo citar

Mundim, P., & Amaral, I. (2025). Entre política, mídia e saúde:: a mediação da politização da pandemia de COVID-19 pelo Jornal Nacional e o Jornal da Record. Comunicação Mídia E Consumo, 22(64). Recuperado a partir de https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2949

Número

Sección

Artigos