Regimes cognitivos e estésicos da era comunicacional: da invisibilidade de práticas à sociologia das ausências
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.78Resumen
O autor discute a importância de se colocar os objetos midiáticos como subconjunto dos objetos comunicacionais no sentido de se operar com uma epistemologia crítica no campo da comunicação. Para tanto, são ressaltados como os fenômenos comunicacionais ganharam primeiro plano nas sociedades contemporâneas e como a mídia é fundamental nesse arranjo, por meio da abordagem de três temáticas: a passagem da cultura de massas para a cultura das mídias; as mudanças nos processos capitalistas de produção de valor a partir de meados do século XX; e a constituição dos públicos consumidores desde o final do século XIX. Finalmente, discute-se a importância da crítica na discussão dos fenômenos comunicacionais, com base em Judith Butler e Boaventura Santos. Palavras-chave: Epistemologia da comunicação; sociologia das ausências; cultura das mídias; crítica da comunicação. ABSTRACT This paper discusses the importance of seeing media objects as a subset of communicational objects in order to work with a critical epistemol-ogy in the field of communications. To this end, we discuss how communicational phenomena have come to the forefront in contemporary societies and how the media is fundamental in this arrangement, based on three major themes, namely, the shift from mass to media culture, the changes in capitalist processes of value production beginning in the mid-20th century, and the constitution of consumer publics starting in the late 19th century. To conclude, we discuss the importance of critique in the discussion of communicational phenomena, based on the writings of Judith Butler and Boaventura Santos. Keywords: Epistemology of communication; sociology of absenses; media cultures; critique of communication.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-24
Cómo citar
Prado, J. (2008). Regimes cognitivos e estésicos da era comunicacional: da invisibilidade de práticas à sociologia das ausências. Comunicação Mídia E Consumo, 3(8), 11–32. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.78
Número
Sección
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.