Cidades visíveis: fragmentos da vida urbana brasileira em cinema e TV contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v4i10.96Resumen
O propósito deste ensaio é pontuar a discussão sobre a existência das cidades midiáticas (especialmente aquelas do cinema e da televisão) e sua relação com as cidades reais. Uma das hipóteses é que as cidades visíveis nos media não são necessariamente um reflexo do real, não correspondem a simulacros exatos do real, mas muitas vezes transformam o real, modificam o real. Visamos também investigar como se dá a relação entre a memória urbana midiática e a experiência concreta. Vamos comparar as cidades apresentadas em telenovelas e filmes de ficção com as cidades dos telejornais e documentários para, por meio de suas diferenças e, sobretudo, de suas semelhanças, entender como se processa a experiência urbana nos media. Palavras-chave: Cidades; representação; media; experiência; televisão; cinema. Abstract Our purpose with this essay is to discuss the existence of mediatic cities (particularly the cinema and television cities) and their relation with real cities. One of the hypotheses is that the cities that are visible in the media do not necessarily reflect reality, they do not correspond to exact simulacraof the real, but in many occasions, they transform reality, they modify the real. We also seek to investigate the relations between the mediatic urban memory and the concrete experience, contrasting the cities presented by the news and documentaries with the cities formatted by soap operas and movies, and through their differences and similarities, understand how urban experience is processed by the media. Keywords: Cities; representation; media; experience; television; cinema.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-25
Cómo citar
Prysthon, A. (2008). Cidades visíveis: fragmentos da vida urbana brasileira em cinema e TV contemporâneos. Comunicação Mídia E Consumo, 4(10), 11–22. https://doi.org/10.18568/cmc.v4i10.96
Número
Sección
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.