Sujeito, mídia e “consumo de experiência” nas celebridades juvenis: afetos e proximidade na relação da escritora Paula Pimenta com suas fãs

Marcella Azevedo, Cláudia Pereira, Carla Barros

Resumo


Com 18 livros publicados e mais de 1,2 milhão de exemplares vendidos, Paula Pimenta é um fenômeno de vendas do mercado editorial nacional. Tendo em vista sua expressividade como celebridade juvenil, partiu-se de um estudo de caso sobre a relação da escritora com suas fãs, que extrapola o ambiente midiático e a interação via redes sociais, configurando-se como uma relação próxima e pessoal, na qual afetos e estados de subjetividade são vivenciados na tênue fronteira entre ficção e realidade. Pretende-se investigar aspectos de “consumo de experiência” identificados nessa relação, assim como compreender o impacto desses mecanismos na constituição de identidades juvenis contemporâneas. Foram analisadas matérias publicadas na mídia sobre a autora e suas obras, assim como a interação entre Paula Pimenta e suas fãs, nas redes socias online.


Palavras-chave


Celebridades; consumo de experiência; literatura juvenil; Paula Pimenta.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1504

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