Consumo, alteridade e ascensão social no perfil @BlogueiraDeBaixaRenda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2598

Resumo

O artigo pretende compreender os sentidos do consumo no perfil @blogueiradebaixarenda nas redes sociais online Instagram e Youtube, considerando suas articulações com dinâmicas de mobilidade social.  Trata-se de analisar quais elementos compõem o “lifestyle baixa renda” enquanto categoria nativa, dentro do contexto dos “influenciadores digitais”. Através de pesquisa de observação online, foram analisadas publicações, hashtags e comentários nas duas plataformas, procurando-se explorar de que modo as práticas de consumo aparecem como mediadoras de  dinâmicas de hieraquização social e construções identitárias. Entre os resultados, as articulações entre materialidade e mobilidade social, bem como o papel da blogueira como curadora de consumo e “inspiradora” de trajetórias de ascensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Barros, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Doutorado pelo Instituto COPPEAD da UFRJ e Pós-Doutoramento na University College London. Co-líder do grupo de Pesquisa NEMACS, cadastrado no CNPq. Realiza estudos que exploram a interface entre comunicação e antropologia do consumo.

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Barros, C. (2022). Consumo, alteridade e ascensão social no perfil @BlogueiraDeBaixaRenda. Comunicação Mídia E Consumo, 19(55). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2598

Edição

Seção

Artigos