Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas

Denise Siqueira, Aline Faria

Resumo


Com base em uma visão transdisciplinar, o objetivo deste artigo é refletir sobre o modo como a mídia impressa representa e propaga conceitos de corpo feminino saudável. Foram feitas leituras de estudos sobre corpo e
consultas aos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Seis revistas brasileiras voltadas para o público feminino – da segunda metade do século XX e início do XXI – foram selecionadas para ilustrar as mudanças
nos conceitos de corpo saudável e na abordagem desses conceitos.
Palavras-chave: Revistas femininas; representações sociais; corpo; cultura.
Abstract
From a transdisciplinary perspective, the objective of this article is to ponder about the way the printing-press represents and propagates concepts of women’s healthy bodies. Readings of studies about the body were made as
well as consultations to the archives of the Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro National Library). Six Brazilian magazines written for women – published during the 20th century and the beginning of the 21st century
– were chosen to exemplify the changes in the concepts of healthy body.
Keywords: Women’s magazines; social representations; body; culture.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v3i9.95

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br