Comunicação e educação: as pontes da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v16i46.1744

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Diálogo, Mediadores técnicos

Resumo

Este trabalho procura elaborar reflexão acerca de alguns procedimentos discursivos que circundam a escola, os docentes e discentes, tendo em vista o possível exercício (ou sua negação) dos procedimentos dialógicos. A partir deste vetor são expandidas e cruzadas indagações acerca do aspecto propriamente comunicacional que estaria presente (ou ausente) nas salas de aula, seja nas relações presenciais seja naquelas mediadas pelos dispositivos técnicos. Levanta-se a hipótese segundo a qual os andamentos monológicos, tendentes a ser associados aos circuitos tradicionais da linguagem exercitada nas salas de aula, estão se fazendo presentes, também, quando entram em cena aparatos tecnológicos acionados com a finalidade de cumprir propósitos didático-pedagógicos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Odair Citelli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. Em 1995 fez a livre docência na ECA/USP, com tese na inter-relação Comunicação e Educação. Em 2007 foi aprovado em concurso público como professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP. É docente, sob regime RDIDP, dos programas de graduação e pós-graduação da ECA/USP, onde ministra cursos e orienta dissertações e teses nas áreas de comunicação/educação, educomunicação, comunicação/linguagem. Pesquisador 1B do CNPq.  Foi chefe do Departamento de Comunicações e Artes-ECA-USP, coordenador do PPGCOM-USP,  membro do comitê de avaliação da CAPES e do comitê assessor de Comunicação do CNPq. É editor, junto com Roseli Fígaro, da revista Comunicação & Educação. É autor de inúmeros artigos e livros, dentre estes destacam-se: Linguagem e persuasão; Comunicação e educação: a linguagem em movimento; Palavras, meios de comunicação e educação; Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento (Org.com Cristina Costa); Educomunicação. Imagens do professor na mídia; Comunicação e educação: o problema da aceleração social 

Referências

ADORNO, T.W. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

AUTOR

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1966.

HEIDEGGER, M. Identidade e diferença. Petrópolis, Vozes, 2006.

______________. Ser e tempo. Petrópolis, Vozes, 1998.

MARX, K. O capital. Livro 1. São Paulo, Boitempo, 2013.

PRENSKY, M. From digital to digital wisdom: hopeful essays for 21 st century learning. Corwin Press, Thousand Oaks, 2012.

WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.

ŽIŽEK, S. Acontecimento. Uma viagem filosófica através de um conceito. Rio de Janeiro, Zahar, 2017.

Publicado

2019-08-08

Como Citar

Citelli, A. O. (2019). Comunicação e educação: as pontes da linguagem. Comunicação Mídia E Consumo, 16(46), 314–332. https://doi.org/10.18568/cmc.v16i46.1744

Edição

Seção

Artigos