O que está em jogo no jogo? Reflexões sobre a transformação do futebol em um grande negócio

Autores

  • Márcio de Oliveira Guerra UFJF

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.210

Resumo

Trata o texto de considerações sobre a transformação sofrida pelo futebol a partir do momento que ele se tornou um grande negócio. Cientes do filão comercial que se escondia por trás da paixão dos torcedores pelo seu clube, empresas, empresários e alguns times, além da mídia, começaram um processo (a princípio irreversível) de mercantilização do esporte. Se o que aconteceu tende a se ampliar, o que se questiona aqui é no que esse processo interfere no jornalismo, a cobertura esportiva e todos os preceitos que norteiam o exercício da profissão. Até que ponto, sob a “desculpa” da audiência a ser alcançada, não está se fazendo um outro jogo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-05-17

Como Citar

Guerra, M. de O. (2011). O que está em jogo no jogo? Reflexões sobre a transformação do futebol em um grande negócio. Comunicação Mídia E Consumo, 8(21), 53–65. https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.210

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global