Vem ser feliz: estratégias de controle e manipulação discursiva das emoções nos domínios publicitário e corporativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2208

Palavras-chave:

Emoção, Controle, Manipulação discursiva, Publicidade

Resumo

Este artigo investiga como os domínios publicitário e corporativo buscam controlar e manipular discursivamente as afetividades e subjetividades de consumidores e trabalhadores, atrelando-as aos valores organizacionais, com o fim de melhorar a eficiência produtiva, incrementar o consumo e maximizar seus lucros. Metodologicamente, procedeu-se à análise de publicidades e cases empresariais que evidenciam o papel das emoções no neoliberalismo, com base das proposições de Casaqui (2017), Castro (2013), Charaudeau (2016), Deleuze (1992), Elias (1994), Freire Filho (2010), Foucault (2004), Illouz (2011), Lazzarato (2004), entre outros. Como resultado da pesquisa, constata-se que atualmente as emoções são concebidas como um capital da empresa, assumindo a missão de vincular afetivamente consumidores e trabalhadores à alma da corporação.

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Biografia do Autor

Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, PE - Brasil

Realizou estágio pós-doutoral sobre Conteúdo de Marca na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona - Espanha, é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG) e Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Autor dos livros Cinema, Publicidade, Interfaces (Maxi Editora, 2009), Publicidade Híbrida (Maxi Editora, 2010), Idiossincrasias Publicitárias (Maxi Editora, 2013), Cinema e Publicidade: Intertextos e Hibridismos (Confraria do Vento, 2015). Atualmente, é Professor Associado na graduação em Publicidade e Propaganda (DCOM/UFPE) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Publicidade híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo (PPGCOM/ESPM).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8848818321253108

Leonardo Pinheiro Mozdzenski, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, PE - Brasil

Leo Mozdzenski é doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE) e doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição (PPGL/UFPE). É bacharel em Economia, licenciado em Letras (Português/Inglês), mestre em Linguística e possui especialização em 'Leitura, Compreensão & Produção Textual', todos cursados na UFPE. É autor da obra 'Multimodalidade e Gênero Textual' (Ed. UFPE, 2008) e tem artigos publicados em diversos periódicos especializados, tais como nas revistas Bakhtiniana (PUC-SP), Contemporânea (UFBA), Signos do Consumo (USP), ECO-Pós (UFRJ), Veredas (UFJF), Estudos da Língua(gem) (UESB), Ícone (UFPE), no livro da Compós, entre outros.

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Covaleski, R. L., & Pinheiro Mozdzenski, L. (2020). Vem ser feliz: estratégias de controle e manipulação discursiva das emoções nos domínios publicitário e corporativo. Comunicação Mídia E Consumo, 17(50), 489–520. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2208