Vem ser feliz: estratégias de controle e manipulação discursiva das emoções nos domínios publicitário e corporativo
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2208Palabras clave:
Emoção, Controle, Manipulação discursiva, PublicidadeResumen
Este artigo investiga como os domínios publicitário e corporativo buscam controlar e manipular discursivamente as afetividades e subjetividades de consumidores e trabalhadores, atrelando-as aos valores organizacionais, com o fim de melhorar a eficiência produtiva, incrementar o consumo e maximizar seus lucros. Metodologicamente, procedeu-se à análise de publicidades e cases empresariais que evidenciam o papel das emoções no neoliberalismo, com base das proposições de Casaqui (2017), Castro (2013), Charaudeau (2016), Deleuze (1992), Elias (1994), Freire Filho (2010), Foucault (2004), Illouz (2011), Lazzarato (2004), entre outros. Como resultado da pesquisa, constata-se que atualmente as emoções são concebidas como um capital da empresa, assumindo a missão de vincular afetivamente consumidores e trabalhadores à alma da corporação.Descargas
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Publicado
2020-11-17
Cómo citar
Covaleski, R. L., & Pinheiro Mozdzenski, L. (2020). Vem ser feliz: estratégias de controle e manipulação discursiva das emoções nos domínios publicitário e corporativo. Comunicação Mídia E Consumo, 17(50), 489–520. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2208
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Artigos
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