Ancoragens de interação em grupos midiatizados: proposta quantiqualitativa

Autores

  • Fernando Luiz Nobre Cavalcante Doutor em Estudos da Mídia e pesquisador associado ao pós-doutorado no Departamento de Linguística Aplicada da UNICAMP. http://orcid.org/0000-0003-2803-5291
  • Michael Manfred Hanke Livre-Docência em Ciências da Comunicação (1998, Essen, Alemanha) e Doutorado em Letras (1991, Dr. phil., Universidade de Essen). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia pela UFRN. http://orcid.org/0000-0001-6102-7328

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2227

Palavras-chave:

midiatização profunda, método quantiqualitativo, análise de WhatsApp, comunicação face a face, enquadramento temático

Resumo

Discute acerca das possíveis análises a enquadramentos temáticos debatidos por grupos midiatizados. Propõe uma matriz analítica, problematizando similitudes entre a comunicação face a face e a interação em grupos midiatizados, apoiando-se na abordagem de ancoragens de quadros de interação, cunhada por Erving Goffman. Procede a uma proposta metodológica, baseando-se no entendimento de que as funcionalidades técnicas de grupos de WhatsApp permitem identificar marcadores para análises quantiqualitativas dirigidas às Ciências da Comunicação e aos Estudos da Mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Nobre Cavalcante, Doutor em Estudos da Mídia e pesquisador associado ao pós-doutorado no Departamento de Linguística Aplicada da UNICAMP.

PhD in Media Studies and researcher associated to the post-doctorate program in the Department of Applied Linguistics
at UNICAMP.

Michael Manfred Hanke, Livre-Docência em Ciências da Comunicação (1998, Essen, Alemanha) e Doutorado em Letras (1991, Dr. phil., Universidade de Essen). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia pela UFRN.

Professor in Communication Sciences (1998, Essen, Alemanha) and PhD in Languages (1991, Dr. phil., University of Essen).
Professor at the Graduate Program of Media Studies at UFRN.

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Cavalcante, F. L. N., & Hanke, M. M. (2020). Ancoragens de interação em grupos midiatizados: proposta quantiqualitativa. Comunicação Mídia E Consumo, 17(50), 536–558. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2227