JORNALISMO DE CULTURA POP: aproximações através de territorialidades semióticas no contexto digital

Autores

  • Ronaldo Henn Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2335

Palavras-chave:

Cultura Pop, Jornalismo, Redes Digitais

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar a emergência da cobertura jornalística voltada aos signos da cultura pop. Trata-se de um trabalho conceitual que lança olhar sobre processos mediáticos específicos, via de regra percebidos como expressões de superfluidades, que geram tensões na interface com o jornalismo. O artigo disserta sobre as práticas dentro do jornalismo que se ocupam do que será lido como volátil, fútil, de uma ordem mais emocional e, historicamente, atribuídos a valores construídos na ordem do feminino. No momento em que a cultura digital faz emergir plataformas específicas destinadas às celebridades, à música pop, ao universo nerd, aos filmes e séries e às novelas, defende-se, aqui, a configuração de um jornalismo que se designa como pop. No final, apresenta-se a possibilidade de se pensar essas singularidades jornalísticas como desencadeadoras de territorialidades semióticas.

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Biografia do Autor

Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e atua como pesquisador no PPG em Ciências da Comunicação, com pesquisas que abordam a produção de acontecimento nas redes sociais digitais com foco nas mobilizações de ocupação global, movimentos comportamentais e outras narratividades. É pesquisador PQ/CNPq Nível 2.

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação, com ênfase em Processos Midiáticos, na linha de pesquisa de Linguagens e Práticas Jornalísticas pela Unisinos, com bolsa da CAPES. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, também pela Unisinos, com bolsa integral. Membro do LIC, Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, desde 2012, atuando em pesquisas que articulam temas do jornalismo, como as teorias do acontecimento, dos processos em redes e mídias digitais e dos estudos de semiótica. 

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Henn, R., & Gonzatti, C. (2021). JORNALISMO DE CULTURA POP: aproximações através de territorialidades semióticas no contexto digital. Comunicação Mídia E Consumo, 18(53). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2335