JORNALISMO DE CULTURA POP: aproximações através de territorialidades semióticas no contexto digital

Autores/as

  • Ronaldo Henn Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2335

Palabras clave:

Cultura Pop, Jornalismo, Redes Digitais

Resumen

O artigo tem como objetivo problematizar a emergência da cobertura jornalística voltada aos signos da cultura pop. Trata-se de um trabalho conceitual que lança olhar sobre processos mediáticos específicos, via de regra percebidos como expressões de superfluidades, que geram tensões na interface com o jornalismo. O artigo disserta sobre as práticas dentro do jornalismo que se ocupam do que será lido como volátil, fútil, de uma ordem mais emocional e, historicamente, atribuídos a valores construídos na ordem do feminino. No momento em que a cultura digital faz emergir plataformas específicas destinadas às celebridades, à música pop, ao universo nerd, aos filmes e séries e às novelas, defende-se, aqui, a configuração de um jornalismo que se designa como pop. No final, apresenta-se a possibilidade de se pensar essas singularidades jornalísticas como desencadeadoras de territorialidades semióticas.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e atua como pesquisador no PPG em Ciências da Comunicação, com pesquisas que abordam a produção de acontecimento nas redes sociais digitais com foco nas mobilizações de ocupação global, movimentos comportamentais e outras narratividades. É pesquisador PQ/CNPq Nível 2.

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação, com ênfase em Processos Midiáticos, na linha de pesquisa de Linguagens e Práticas Jornalísticas pela Unisinos, com bolsa da CAPES. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, também pela Unisinos, com bolsa integral. Membro do LIC, Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, desde 2012, atuando em pesquisas que articulam temas do jornalismo, como as teorias do acontecimento, dos processos em redes e mídias digitais e dos estudos de semiótica. 

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Henn, R., & Gonzatti, C. (2021). JORNALISMO DE CULTURA POP: aproximações através de territorialidades semióticas no contexto digital. Comunicação Mídia E Consumo, 18(53). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2335