O consumo da corda do Círio de Nazaré na pandemia da Covid-19: experiências simbólicas nos sentidos (i)materiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2616

Resumo

Este artigo analisa o consumo da corda do Círio de Nazaré, manifestação religiosa e cultural da cidade de Belém, Pará, a partir das experiências e vivências das interações com esse objeto durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021). Assim, objetiva-se compreender o consumo simbólico da corda no contexto de procissões suspensas em que ela tradicionalmente se faz presente. Por meio das noções de ritual de consumo como prática cultural e da cultura material que constrói experiências, percebeu-se que a suspensão das procissões evidenciou o caráter constitutivo do objeto-símbolo corda do Círio na experiência dos sujeitos, de modo que a ausência deste nas ruas influenciou na própria percepção e vivência do consumo da festividade enquanto experiência social que costuma ser partilhada anualmente na cidade de Belém.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Mota Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-
Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA), com bolsa Capes. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (UFPA/CNPq).

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA). Mestra em Marketing pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (UFPA/CNPq).

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Ferreira, G. da M., & Vieira, M. do C. (2022). O consumo da corda do Círio de Nazaré na pandemia da Covid-19: experiências simbólicas nos sentidos (i)materiais. Comunicação Mídia E Consumo, 19(55). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2616

Edição

Seção

Artigos