O consumo da corda do Círio de Nazaré na pandemia da Covid-19: experiências simbólicas nos sentidos (i)materiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2616

Resumen

Este artigo analisa o consumo da corda do Círio de Nazaré, manifestação religiosa e cultural da cidade de Belém, Pará, a partir das experiências e vivências das interações com esse objeto durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021). Assim, objetiva-se compreender o consumo simbólico da corda no contexto de procissões suspensas em que ela tradicionalmente se faz presente. Por meio das noções de ritual de consumo como prática cultural e da cultura material que constrói experiências, percebeu-se que a suspensão das procissões evidenciou o caráter constitutivo do objeto-símbolo corda do Círio na experiência dos sujeitos, de modo que a ausência deste nas ruas influenciou na própria percepção e vivência do consumo da festividade enquanto experiência social que costuma ser partilhada anualmente na cidade de Belém.

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Biografía del autor/a

Gabriel da Mota Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-
Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA), com bolsa Capes. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (UFPA/CNPq).

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA). Mestra em Marketing pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (UFPA/CNPq).

Publicado

2022-08-30

Cómo citar

Ferreira, G. da M., & Vieira, M. do C. (2022). O consumo da corda do Círio de Nazaré na pandemia da Covid-19: experiências simbólicas nos sentidos (i)materiais. Comunicação Mídia E Consumo, 19(55). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2616