Presentificação, vínculo e delegação nos sites de redes sociais

Autores

  • Simone Pereira Sá Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Brandão Polivanov Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.341

Palavras-chave:

Materialidades da comunicação. Redes Sociais. Facebook

Resumo

O artigo discute aspectos materiais da comunicação nas plataformas de redes sociais, abordando os modos através dos quais os atores se apresentam nesses espaços a partir de um estudo de caso: a escolha de personagens do universo midiático como imagens dos perfis. As teorias da Materialidade e Teoria Ator-Rede são utilizadas para problematizar a bibliografia sobre redes sociais e analisar a troca de fotos de perfis por personagens infantis no último Dia das Crianças no Facebook, a partir das categorias de autorreflexividade e coerência expressiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Pereira Sá, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense, doutora em Comunicação e Cultura, Coordenadora do LabCult – Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias.

Beatriz Brandão Polivanov, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense, doutora em Comunicação e Cultura, Coordenadora do LabCult –
Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias

Publicado

2013-01-02

Como Citar

Sá, S. P., & Polivanov, B. B. (2013). Presentificação, vínculo e delegação nos sites de redes sociais. Comunicação Mídia E Consumo, 9(26), 13–36. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.341

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global