Feminismo popular e o pacto da branquitude: o papel institucional do Youtube na promoção de redes sobre discursos femininos
The institutional mediation of YouTube: promotion of feminist networks
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2925Palabras clave:
YouTube, Feminismo, influenciadores digitais, redes de colaboração, interseccionalidadeResumen
O artigo investiga campanhas institucionais da plataforma de vídeos YouTube para a formação de redes de discussões sobre direitos femininos. Foram analisadas quatro campanhas (entre 2016 e 2018), subsequentes à chamada primavera feminista brasileira. Argumenta-se, com base nos dados, que tais esforços integram estratégias do YouTube para construir imaginários sobre a plataforma como espaço para pautas democráticas. Ademais, as campanhas fomentaram colaborações posteriores entre as participantes, indicando papel relevante institucional da plataforma no fortalecimento das redes analisadas. Contudo, a partir de um olhar interseccional, destaca-se a preponderância de mulheres brancas nas ações, reforçando um lugar de privilégio da branquitude ao pautar questões relativas ao feminismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.