O mundo imaginário da publicidade infantil

Autores

  • Maria Soberana Paiva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.625

Palavras-chave:

Publicidade, Imaginário, Infância

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar a utilização de elementos do imaginário infantil como ferramentas de persuasão publicitária. Desse modo, foi utilizada, como objeto de análise, a publicidade televisiva infantil da marca Frisco, que apresenta os palhaços Patati e Patatá como protagonistas, considerando que a publicidade, ao se apropriar de personagens sedimentados no imaginário, consegue construir um apelo afetivo e lúdico, que passa a introduzir a criança e a família numa verdadeira cadeia simbólica.

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Biografia do Autor

Maria Soberana Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Mestranda em Ciências Sociais e Humanas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba PPGS/UFPB. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PPGCISH/UERN.

Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

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Meio eletrônico

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Paiva, M. S., Souza, K. C. A., & Mendes, M. L. G. da C. (2014). O mundo imaginário da publicidade infantil. Comunicação Mídia E Consumo, 11(32), 73–92. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.625

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global