Por uma etnografia das práticas de consumo
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v3i9.94Abstract
Este artigo sugere uma reflexão teórica acerca da etnografia como método para pesquisas de consumo e desenvolvimento de estratégias de produção de bens. O universo do consumo, e, em especial, do consumo de moda, representa hoje um sistema de produção de significações (como quer Jean Baudrillard) e comportamentos gerados pela racionalidade econômica (como vemos em Pierre Bourdieu) que são evidenciados por meio do mercado como processo ritual. Assim, a etnografia do consumo e a antropologia empresarial podem ser vistas como estratégia para empresas. Palavras-chave: Consumo; etnografia; comunicação. ABSTRACT This article suggests a theoretical reflection about ethnography as a method for research on consumption and the development of strategies of goods production. The universe of consumption, and, specially, fashion consumption, represents nowadays a system of significations (as said by Jean Baudrillard) and behavior generated by the economic rationality (as we have seen in Pierre Bourdieu) that are evidentiated by the market as a ritual process. So, ethnography of consumption, and anthropology of business can be seen as business strategies. Keywords: Consumption; ethnography; communication.Downloads
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Published
2008-09-24
How to Cite
Brandini, V. (2008). Por uma etnografia das práticas de consumo. Comunicação Mídia E Consumo, 3(9), 153–169. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i9.94
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