O rádio mudou. É expandido. Transbordou para o celular e para as redes sociais

Autores/as

  • Izani Pibernat Mustafa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1449

Palabras clave:

Rádio, Mídias Sociais, Convergência digital, Internet

Resumen

Resumo

A resenha destaca os novos conceitos sobre o rádio contemporâneo apresentados no livro Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação pelo pesquisador e professor doutor Marcelo Kischinhevsky (UERJ/RJ). A obra contém uma pesquisa abrangente sobre as principais mudanças provocadas pela chegada da internet e surgimento das diferentes e diversas plataformas digitais possibilitando a convergência digital e a ampliação da divulgação do áudio. O rádio está vivendo uma nova revolução. Está mais abrangente. Pode ser ouvido pelo dial ou pela internet, ao vivo (streaming) ou sob demanda (podcasting) em vários suportes: celular, computadores, notebooks e TV por assinatura. Estamos na era do rádio expandido. Podemos ouvi-lo praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. 


Palavras-chave: Rádio expandido; Mídias sociais; Convergência digital; Internet

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Izani Pibernat Mustafa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação Social (PUCRS), mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Jornalista por formação, atualmente é bolsista Qualitec do AudioLab - Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (AudioLab/FCS/UERJ), onde trabalha como coordenadora de jornalismo e pesquisadora, e é professora da disciplina Comunicação em Rádio. Faz parte do Grupo de Pesquisa (GP) Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq, integra o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa/PT). 

Citas

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações

radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de

Janeiro: Mauad X, 2016. 152p. ISBN: 978.85.7478-824-1

Publicado

2017-12-15

Cómo citar

Mustafa, I. P. (2017). O rádio mudou. É expandido. Transbordou para o celular e para as redes sociais. Comunicação Mídia E Consumo, 14(41), 215–220. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1449