Questões metodológicas da pesquisa de campo em Comunicação organizacional: um olhar a partir da microssociologia de Goffman
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2080Palabras clave:
Comunicação Organizacional. Metodologia. Pesquisa de Campo. Goffman.Resumen
Este artigo discute aspectos metodológicos de uma pesquisa de campo realizada de agosto de 2018 a fevereiro de 2019, como parte de um estudo sobre a comunicação face a face em uma empresa. Foram estudados episódios interacionais durante 12 reuniões de um comitê de projeto, focalizando as interações em microescala. Durante o período de observação, no entanto, surgiram várias questões metodológicas, discutidas aqui a partir dos trabalhos de Erving Goffman, uma das referências da pesquisa: (a) existe um método “goffmaniano” para micro-observação? (b) Como observar os eventos de microescala quando se faz parte dela? (c) Como elaborar uma descrição válida do que foi visto? Estas questões são pensadas como parte de uma discussão epistemológica sobre métodos de pesquisa em comunicação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.