Existe espaço para as crianças na televisão! A presença da programação infantil na TV aberta mundial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2135

Palabras clave:

programação infantil, grade de TV, televisão aberta

Resumen

Este trabalho objetiva compreender o lugar que a programação infantil ocupa na TV aberta considerando o papel das grades de programação na estruturação dos conteúdos televisivos. Nosso argumento tem em vista que 1) as grades são fundamentais para compreensão das práticas de veiculação e consumo da TV contemporânea e 2) a partir da análise das grades é possível compreender diversos fenômenos relacionados à programação infantil. A proposta é investigar a presença desse conteúdo na televisão aberta considerando para isso um mapeamento realizado em grades de 16 países e 30 canais. A análise revela a ainda marcante presença dos produtos infantis na TV e enfatiza a importância de perceber as televisões em diálogo com contextos globais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta de Estudos de Mídia da UFF e integrante do PPGCOM-UFF. Doutora em Comunicação pela UFF com pós-doutorado em História pela UERJ.

Joana D'Arc de Nantes, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação e doutoranda pelo PPGCOM-UFF.

Gabriel Ferreirinho, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Estudos de Mídia e mestrando pelo PPGCOM-UFF.

Publicado

2020-07-31

Cómo citar

Holzbach, A. D., de Nantes, J. D., & Ferreirinho, G. (2020). Existe espaço para as crianças na televisão! A presença da programação infantil na TV aberta mundial. Comunicação Mídia E Consumo, 17(49), 244–267. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2135