A arte e o ouro
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v3i9.87Resumen
Este artigo expõe o sistema cromático elaborado por Yves Klein em sua pintura monocromática e o modo como o pintor incorpora em seu projeto de arte o comportamento econômico da obra de arte como um valor de mercado, transcendendo a pintura em direção ao vazio de uma criatividade “pura”. A análise do uso específico do ouro, feito por Klein, em sua relação com a tradição européia, faz a ligação entre esses dois temas. Palavras-chave: Yves Klein; relação entre arte e dinheiro; cor na pintura; cor azul; ouro. Abstract This article exposes the chromatic system elaborated by Yves Klein in his monochrome painting and the way Klein incorporates the economical behaviour of the art work as a market value in his artistic project transcending painting towards the nothingness of “pure” creativity. The analysis of Klein’s specific use of gold in its relation to European tradition makes the link between these two themes. Keywords: Yves Klein; relation between art and money; colour in painting; the colour blue; gold.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-24
Cómo citar
Haas, B. (2008). A arte e o ouro. Comunicação Mídia E Consumo, 3(9), 11–42. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i9.87
Número
Sección
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.