Revisitando as regras sociais do comportamento de presentear no Natal:

um estudo no contexto brasileiro

Autores

  • Huallady Amantino Bitencourt de Proença Universidade Estadual de Maringá
  • Olga Maria Coutinho Pépece Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Ato de presentear, Natal, Regras, Caplow

Resumo

Com base nas nove regras de presentear no Natal identificadas por Caplow (1984), este estudo investiga a replicação destas em outra época, 37 anos mais tarde e em outra cultura, a brasileira. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade, pesquisa documental e observação participante, utilizando-se a análise temática categorial. Verificou-se mudanças nas configurações das regras de presentear de Caplow (1984), assumidas pelos consumidores brasileiros no período natalino, sobre a distribuição e a decoração. Também se identificou novas configurações das regras de reciprocidade, árvore, embalagem e escala. Já as regras do jantar, seleção e adequação sustentaram as premissas do estudo original, de Caplow (1984).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huallady Amantino Bitencourt de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Huallady Amantino Bitencourt de Proença. Universidade Estadual de Maringá

ORCID:

E-mail: huallady.bitencourt@hotmail.com.

Olga Maria Coutinho Pépece, Universidade Estadual de Maringá

Olga Maria Coutinho Pépece: Pesquisadora nas áreas de Teorias de Cultura e Consumo e Comportamento do Consumidor, com especial interesse pelos temas Gift-giving, Consumo e Rituais, Significados do Consumo, Consumo de Moda, e Consumidor Vulnerável. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-graduação em Administração Mestrado e Doutorado PPA-UEM. É membro do GIPEM - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos de Marketing e do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda. Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2009) com a tese: Marcas como objeto de coleção: análise baseada nas motivações para colecionar e na Teoria de Cadeias Meios-Fim. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2000) com a dissertação: O comportamento de presentear: uma análise exploratória; e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1997). Coordenadora do GT Consumo de Moda no Colóquio de Moda, Líder do Tema Comportamento do Consumidor no SEMEAD da USP e Líder do Tema Marketing e Sociedade na ANPAD. ORCID:      . E-mail: olga.mcp@uem.br.

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Amantino Bitencourt de Proença, H., & Maria Coutinho Pépece, O. (2025). Revisitando as regras sociais do comportamento de presentear no Natal:: um estudo no contexto brasileiro. Comunicação Mídia E Consumo, 22(64). Recuperado de https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2999

Edição

Seção

Artigos