Sujeito, mídia e “consumo de experiência” nas celebridades juvenis: afetos e proximidade na relação da escritora Paula Pimenta com suas fãs

Autores

  • Marcella Azevedo Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio
  • Cláudia Pereira Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãoda PUC-Rio. Doutora em Antropologia(PPGSA/IFCS-UFRJ).
  • Carla Barros Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFF. Doutora em Administração pelo COPPEAD-UFRJ, na área de antropologia do consumo.

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1504

Palavras-chave:

Celebridades, consumo de experiência, literatura juvenil, Paula Pimenta.

Resumo

Com 18 livros publicados e mais de 1,2 milhão de exemplares vendidos, Paula Pimenta é um fenômeno de vendas do mercado editorial nacional. Tendo em vista sua expressividade como celebridade juvenil, partiu-se de um estudo de caso sobre a relação da escritora com suas fãs, que extrapola o ambiente midiático e a interação via redes sociais, configurando-se como uma relação próxima e pessoal, na qual afetos e estados de subjetividade são vivenciados na tênue fronteira entre ficção e realidade. Pretende-se investigar aspectos de “consumo de experiência” identificados nessa relação, assim como compreender o impacto desses mecanismos na constituição de identidades juvenis contemporâneas. Foram analisadas matérias publicadas na mídia sobre a autora e suas obras, assim como a interação entre Paula Pimenta e suas fãs, nas redes socias online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-04-26

Como Citar

Azevedo, M., Pereira, C., & Barros, C. (2018). Sujeito, mídia e “consumo de experiência” nas celebridades juvenis: afetos e proximidade na relação da escritora Paula Pimenta com suas fãs. Comunicação Mídia E Consumo, 15(42), 76–96. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1504

Edição

Seção

Artigos