Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil

Autores

  • Gilka Gilka Girardello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabel Orofino PPGCOM/ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.312

Palavras-chave:

crianças, mídia-educação, educomunicação, participação, produção cultural

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória de constituição do campo da comunicação e educação no Brasil. Sem a pretensão de se caracterizar como uma leitura exaustiva sobre o tema, o artigo busca identificar os principais aportes teóricos que fundamentam o campo lançando um olhar retrospectivo sobre algumas das principais práticas realizadas no Brasil e quais as influências que provocaram em outros países da América Latina. O texto reserva uma especial atenção aos novos paradigmas nas teorias da comunicação-educação que apontam para uma outra compreensão dos usos educacionais e culturais das mídias e de iniciativas de produção midiática com as crianças a partir das demandas que emirjam de seus contextos particulares de recepção, consumo e apropriação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilka Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação e Arte da UFSC

Isabel Orofino, PPGCOM/ESPM

Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo – PPGCOM/ESPM-São Paulo (iorofino@espm.br).

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Gilka Girardello, G., & Orofino, I. (2012). Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 73–90. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.312

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global