Crítica da inspiração nos processos comunicacionais do capitalismo “cool”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2009

Palabras clave:

Comunicação e consumo, cultura empreendedora, discurso social, inspiração, sociedade neoliberal

Resumen

Este artigo tem como objetivo tratar da inspiração, como elemento que identifica os processos comunicacionais relacionados com a cultura empreendedora. Nesse sentido, a publicização dos ideais, valores, prescrições dos agentes identificados com o empreendedorismo parte de um modelo comunicacional bem delimitado, cuja função principal é inspirar, ou seja, transformar o outro, que compõe seu auditório social (BAKHTIN, 1997). Essa transformação desejada seria, em última instância, a promoção do engajamento no capitalismo contemporâneo em sua face mais sedutora, que McGuigan (2009) define como cool capitalism. Em síntese, procuramos discutir as intersecções entre inspiração, empreendedorismo e o capitalismo neoliberal, ou sociedade neoliberal (conforme DARDOT; LAVAL, 2016).

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Biografía del autor/a

Vander Casaqui, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa.

Publicado

2020-04-27

Cómo citar

Casaqui, V. (2020). Crítica da inspiração nos processos comunicacionais do capitalismo “cool”. Comunicação Mídia E Consumo, 17(48), 108–127. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2009

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