Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo

Autores

  • Tatiane Leal Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Freire Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Everardo Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1245

Palavras-chave:

Cigarro, Consumo, Feminismo, Publicidade

Resumo

Este artigo analisa a relação entre consumo de cigarro e ideais de emancipação feminina em situações ocorridas ao longo do XX. A partir da marcha conhecida como Torches of Freedom em 1929 e de algumas campanhas publicitárias tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil são discutidos aspectos do contexto cultural no qual se formataram as condições de possibilidade para que os sentidos do tabagismo feminino fossem transformados em representações da liberdade. De produto masculino, considerado imoral para as mulheres, o cigarro se transforma em símbolo da mulher moderna. As conclusões desse artigo indicam a complexidade das relações entre feminismo e consumo ao longo da história.

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Biografia do Autor

Tatiane Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais.

João Freire Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ.

Everardo Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio.

Referências

AUTOR: inserir oito referências.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Leal, T., Freire Filho, J., & Rocha, E. (2016). Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo. Comunicação Mídia E Consumo, 13(38), 48–72. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1245