Negócios e magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno

Autores

  • Everardo Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
  • Marina Frid Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
  • William Corbo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.800

Palavras-chave:

grandes magazines, sociabilidade feminina, consumo e magia, história cultural do consumo

Resumo

Este trabalho examina o surgimento dos grandes magazines e como esse novo comércio foi decisivo para a consolidação do fenômeno do consumo na modernidade. Investigamos, através do romance “Au bonheur des dames” de Émile Zola, como os valores sociais e os modelos de venda dos grandes magazines aparecem como “catedrais do comércio moderno”, criando, a um só tempo, um mundo de negócios e magias.

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Biografia do Autor

Everardo Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Coordenador adjunto e professor associado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Marina Frid, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

William Corbo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Rocha, E., Frid, M., & Corbo, W. (2014). Negócios e magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno. Comunicação Mídia E Consumo, 11(32), 51–71. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.800

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global