Espectatorialidade e consumo: da Loja de Departamento à Shoppable TV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2717

Palavras-chave:

Espectatorialidade, história do consumo, loja de departamento, shoppable TV

Resumo

Este estudo pretende refletir sobre a construção e ampliação das experiências de compras na televisão levando-se em conta mediações técnicas e subjetivas erigidas historicamente. A digitalização e informatização dos ambientes comunicacionais ampliou gradativamente as possibilidades espectatoriais, as dinâmicas produtivas do meio e, principalmente, ajudou a erigir uma plataformização para o consumo em um processo espiralado e contínuo normatizado a partir de uma imensa reorganização de saberes e poderes. Neste sentido, o artigo articula a reestruturação da vida social imposta pelo advento do consumo, principalmente a partir da experiência das Lojas de Departamento, com as transformações no estatuto do espectador desde sua concepção como fruidor da vida cosmopolita até os processos interativos e imersivos das redes telemáticas.

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Biografia do Autor

Tatiana Oliveira Siciliano, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio e do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

Bruna Santana Aucar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio e do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Everardo Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor titular da PUC-Rio com atuação no Programa de Pós-graduação em Comunicação e no Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado da Faperj.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Siciliano, T. O., Aucar, B. S., & Rocha, E. (2023). Espectatorialidade e consumo: da Loja de Departamento à Shoppable TV. Comunicação Mídia E Consumo, 20(57). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2717

Edição

Seção

Dossiê Internacional: As indústrias promocionais e a lógica de plataformas na era digital