Saias, selins e sensibilidades: movimentos feministas e bens de consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1735

Palavras-chave:

Consumo, Comunicação, Feminismo, Bicicleta

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar, em perspectiva histórica, momentos de estreita vinculação entre a atuação política do feminismo e as práticas de consumo modernas. O enfoque central será a análise do surgimento da bicicleta como bem de consumo. Ainda que pensado para homens, foi – nos Estados Unidos e em vários países europeus – apropriado pelas mulheres, que rapidamente transformaram-se nas suas principais consumidoras. A chegada desse bem de consumo foi relacionada às lutas feministas por emancipação, provocando uma uma onda de transformações sociais.

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Biografia do Autor

Everardo Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professor-Associado do Departamento de Comunicação Social Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (PUC-Rio). Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Beatriz Beraldo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (PUC-Rio). Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Brasil (ESPM-SP). Professora horista do curso de graduação em Comunicação Social da Uni-IBMR.

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

Rocha, E., & Beraldo, B. (2019). Saias, selins e sensibilidades: movimentos feministas e bens de consumo. Comunicação Mídia E Consumo, 16(45), 61–79. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1735

Edição

Seção

Artigos